Joseildo promove curso de capacitação para comunidades beneficiadas com tratores pelo Governo do Estado

curso_agricultura_familiar_joseildo_ramos_alagoinhas_irará_inhambupe_cipó_crisopolis_tratores

Após serem beneficiadas com novos tratores e implementos agrícolas, garantidos com emendas parlamentares do deputado estadual Joseildo Ramos (PT), comunidades agrícolas das cidades de Cipó, Crisópolis, Inhambupe e Irará participaram, na manhã desta segunda-feira (02), em Alagoinhas, de um curso de capacitação promovido pelo mandato do petista. A oficina teve como objetivo orientar os dirigentes das associações a administrar e compartilhar o uso das máquinas recebidas no último dia 18, no município de Feira de Santana, das mãos do governador Rui Costa. “O agricultor familiar é responsável por mais de 70% do que chega à mesa dos brasileiros e o trator é uma mão na roda para essa produção, mas é muito caro para comprar e para manter. Já que conseguimos o equipamento com o Governo, agora estamos garantindo eficiência no uso das máquinas, estimulando a solidariedade das comunidades que já receberam com as que ainda precisam. Ao dividir com o próximo, fortalecemos cada uma das famílias que vive da agricultura familiar, beneficiando mais pessoas e desenvolvendo o associativismo”, afirmou o parlamentar.

De acordo com José Roberto, vice-prefeito do município de Cipó, o curso era necessário já que parte das associações beneficiadas com o equipamento não estava tecnicamente preparada para utilizá-lo. “As pessoas estavam recebendo as máquinas, mas não tinham uma bagagem de conhecimento para administrá-las. Agora sei que vão voltar mais preparadas”, salientou. Para Gilson Alves, subsecretário da Secretaria de Agricultura de Crisópolis, a realização da oficina fortalece e traz mais efetividade à ação de entrega dos tratores. “Tenho grande satisfação sobre a relação estabelecida entre o município e o mandato de Joseildo. Essa parceria dialoga com o sindicato, com as associações e com a própria Secretaria, potencializando nosso desenvolvimento”, afirmou.

Para dona Maria do Carmo, presidente da Associação da Colônia Roberto Santos, em Inhambupe, o curso serviu como um complemento do recebimento do trator, dando mais utilidade ao equipamento. “Joseildo foi nosso braço forte. Agradecemos o apoio que deu ao nosso esforço. Adorei o curso, recebemos muita informação e o que aprendemos foi muito útil”, afirmou. Luciano, vice-secretário da mesma associação, endossou a fala da presidente e disse esperar que a oficina de capacitação tenha continuidade para garantir a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. “O mandato de Joseildo tem sido um grande parceiro nas lutas em prol da agricultura familiar, não só da nossa comunidade, mas em toda a região do Litoral Norte/Agreste Baiano. Temos muita satisfação em estar nessa luta junto com ele, beneficiando os agricultores”, pontuou.

Comentários

Comentários

Posted in Notícias.